The Ancient Magus' Bride | Opinião Animes

poster-anime-The-Ancient-Magus-Bride
Dados Técnicos
Título original: Mahô Tsukai no Yome
Diretor: Norihiro Naganuma
País: Japão
Ano: 2017
Episódios: 24
Género: Fantasia, Horror
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt7326322/

Sinopse:

Chise Hattori, 15 anos. Órfã solitária, desesperançosa e sem meios para sobreviver. Em troca de uma fortuna, a jovem que não possui nada é comprada por uma criatura não-humana que convive com a eternidade e se diz mago. Quando a entidade a acolhe em sua casa como “discípula” e “noiva’’, o tempo congelado da garota começa a se mexer devagarinho… e ela está prestes a começar uma nova e estranha vida, repleta de magia, fadas e outros seres de natureza mágica.

Opinião:

poster-anime-The-Ancient-Magus-Bride

À muito tempo que não trazia a opinião de um anime para vocês aqui no blogue, mas como se costuma dizer, um filho pródigo à casa retorna. Assim sendo, voltei para aquele que é um dos meus géneros de eleição: o anime. Neste caso trago um anime shoujo bastante bonito, quer pela história, quer arte que ficou espetacular, mas que causou alguma polémica quando foi lançado, devido a vários temas fortes como o tráfico de seres humanos, a depressão e o suicídio. Além disso muita gente se debruçou em considerações moralistas sobre a relação "abusiva" entre os protagonistas, Chise e Elias. Na minha opinião, a polémica não foi causada pelos temas em si, mas pelo modo como a autora romantizou esses temas, falo como já perceberam pelo título do post de The Ancient Magus' Bride.

cena-do-anime-The-Ancient-Magus-Bride
Chise é comprada em leilão por Elias.

A história do anime é a história de Chise, uma adolescente de quinze anos que já passou por muita dor e que perdeu a vontade de viver. Quando tenta o suicídio é impedida por um homem misterioso que se oferece para vendê-la num leilão, afinal se ela não quer a sua vida há de haver quem a queira. Comprada por um mago misterioso chamado Elias, por uma autêntica fortuna, a vida de Chise muda drasticamente e não necessariamente para pior, pelo contrário, é com Elias que ela formará a relação mais profunda da sua vida e aprenderá a ver a vida com novas cores. O mais surpreendente é vermos a jovem apática do início do anime a crescer e se afirmar como alguém mais confiante e feliz. Chise também conhece várias pessoas humanas e não-humanas, para além de Elias, que vão ajudá-la nesta sua jornada.

Chise-anime-The-Ancient-Magus-Bride-gif
Chise faz novas amizades ao longo do anime.

A partir do momento em que é comprada por Elias, Chise torna-se sua discípula, aprendendo magia com ele, e também sua futura noiva. Para mim é difícil aceitar/imaginar que os dois vão casar e ter filhos como um casal normal e não falo pela diferença de idades entre ambos, pois Elias é uma criatura ancestral e Chise tem apenas quinze anos, mas porque na minha cabeça, e até me considero uma pessoa bem imaginativa, não consigo visualizar uma relação física entre eles... Acho o Elias demasiado estranho, um ser não-humano que muda de forma consoante a sua vontade, assumindo formas grotescas e cada vez mais estranhas. À parte disso, Elias tem um coração extraordinário e uma ingenuidade incrível, mas a sua atitude deixou muito a desejar quando exibiu uns ciumes doentios assim que a Chise encontrou uma amiga humana, Stella.

Os protagonistas do anime:

Chise-anime-The-Ancient-Magus-Bride-gif
Chise Hattori

Elias-anime-The-Ancient-Magus-Bride-gif
Elias Ainsworth

É durante esta nova jornada que Chise descobre que é uma Sleigh Beggy, uma humana com quantidades extraordinárias de mana, que é uma espécie de energia espiritual que os magos utilizam para os seus feitiços, mas a quantidade excessiva que ela produz está a destruir o seu próprio corpo a condenando a uma vida curta, mas Elias tudo fará para a proteger.

Os temas pesados que são abordados no anime como a depressão e o suicídio não o tornam num melodrama demasiado forte muito graças ao talento da sua autora Kore Yamazaki que conseguiu dosear todos os aspetos negativos da vida das suas personagens e introduzi-los no tempo certo nos dando sempre razões para compreender porque as personagens, nomeadamente, Chise procederam desse modo e não de outro. Além disso, tudo foi mostrado no tempo certo, não demasiado cedo, nem demasiado tarde.

Chise-e-Elias-anime-The-Ancient-Magus-Bride-gif
Casal improvável...

The Ancient Magus' Bride tem um ritmo um bocado lento no início do anime, mas ao longo dos episódios vai acelerando para o ritmo frenético dos últimos episódios, sendo o seu arco final o mais interessante de todos com uma construção narrativa digna de nota. É notória a mudança dos cenários que vão abandonando o brilho encantador do início da história para um tom marcadamente escuro que servirá de cenário para algumas das cenas mais fortes graficamente do anime, fazendo com que apesar de tudo esta não seja uma história para crianças.

Relativamente aos aspetos técnicos do anime, para além da arte que ficou lindíssima, destaco a banda sonora que se encaixou perfeitamente na história e as opening themes que até me arrepiam de tão musicalmente belas e adequadas para a história de Chise.

Chise-anime-The-Ancient-Magus-Bride-gif
A Chise evolui imenso ao longo do anime.

O melhor: O evoluir de Chise, de uma jovem tímida e sem confiança para além forte e decidida.

O menos bom: O ritmo demasiado lento no início do anime, tirando um ou outro episódio.

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Eu particularmente assisto animes, mesmo que muito pouco frequentemente. Esse aí me parece ser ótimo, gostei da dica. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Neste momento, eu também tenho assistido pouco frequentemente a animes, mas já houve uma altura em que assistia muito frequentemente. E espero assistir a muitos mais no futuro!
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!