Sirius the Jaeger, Netflix | Opinião Animes

poster-anime-Sirius-the-Jaeger-Netflix
Dados Técnicos
Título original: Tenrou Sirius the Jaeger
Diretor: Masahiro Andô
País: Japão
Ano: 2018
Episódios: 12
Género: Fantasia, Ação
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt8565136/

Sinopse:

Na Tóquio imperial, um grupo autointitulado "Jaegers" caça em segredo os vampiros que buscam o Arco de Sirius. Entre eles, um jovem lobisomem chamado Yuliy (Fonte: Netflix).

Opinião:

Quando andava a pesquisar animes na Netflix deparei-me com Sirius the Jaeger e tive que assistir de imediato, pois gosto bastante de animes com a temática de fantasia, principalmente, acerca de vampiros, daí ter criado o TOP 7 - Animes de Vampiros. Mas acabei por arrastar o visionamento deste anime, por não ter sentido aquela compulsão que muitas vezes me ataca.

personagens-anime-Sirius-the-Jaeger
Grupo de Jaegers liderado pelo professor Willard (ao centro).

Ultimamente, ando com algumas dificuldades em encontrar um anime que me cative a cem por cento, gostei de The Ancient Magus' Bride, o último anime que assisti, mas não foi amor à primeira vista, nem à segunda, foi mais um gosto crescente que fui adquirindo ao longo dos episódios. Com Sirius the Jaeger, as coisas funcionaram mais ou menos da mesma maneira, mas com alguns altos e baixos, não em linha reta como tinha acontecido com The Ancient Magus' Bride.

A história do último Sirius revela-se de algum modo pouco cativante, mas não deixamos de estar perante um anime com alguns pontos fortes intercalados por pontos fracos.
Yuliy é um protagonista que não me cativa e, apesar da equipa de Jaegers ser bastante heterogénea e interessante em termos individuais, a verdade é que faltou algo para sentir que eles eram uma equipa a cem por cento.

personagens-anime-Sirius-the-Jaeger
Ryoko e Iba, duas personagens que me inspiraram pouca simpatia por razões diferentes.

Em relação às outras personagens, Ryoko foi a que mais me desagradou de tão ridícula e parva, sempre ela aparecia no ecrã só me apetecia gritar e olhem que considero que sou uma pessoa relativamente paciente. O Major Iba foi outro idiota convencido com a mania que era bom. Era suposto ele representar o orgulho japonês, mas num anime recheado de personagens estrangeiras como protagonistas, não vi a necessidade de enaltecer o patriotismo do Japão, algo que até pode ter agradado os espetadores japoneses, mas não acho que houvesse necessidade disso.

Para além disso, o anime seguiu um rumo demasiado cliché. A jornada do jovem Yuliy acabou por não me conquistar e, mesmo que haja uma segunda temporada, não tenciono continuar a assistir, uma vez que existem muito mais animes por aí, bem mais interessantes e, acima de tudo, com protagonistas mais carismáticos.

personagens-anime-Sirius-the-Jaeger
Reencontro entre os irmãos Jirov (Mikhail e Yuliy).

Todavia, nem tudo foi mau com Sirius the Jaeger, não desisti do anime porque houve sempre aquela vontade de descobrir o que raio era o arco de Sirius e o que tinha acontecido com o pai e o irmão mais velho de Yuliy. De resto, Mikhail, o irmão mais velho de Yuliy, foi a minha personagem favorita ao longo de todo o anime, isto porque ele foi sempre fiel a si próprio, aos seus ideais e acima de tudo à promessa que fez ao seu pai de proteger o irmão mais novo a todo o custo.

personagens-anime-Sirius-the-Jaeger
O poderoso vampiro Yevgraf foi o grande vilão da história.

Numa história sobre vampiros, estes foram os vilões assumidos, pelo menos até ao final da temporada. Os vampiros não foram o foco do anime, mas sim os Jaegers e, principalmente, Yuliy e a sua busca pelo famoso arco de Sirius, oferecido ao seu povo à 5000 anos e pelo qual a sua tribo deu a vida.


Desiludida com o rumo da história, que podia ter sido bem mais original, talvez tenha sido negativamente influenciada e, por isso, não gostei assim tanto de Sirius the Jaeger, mas acredito que existem muitos fã desta história desejosos de uma segunda temporada, espero que as suas expetativas não sejam desfraldadas.

Em jeito de despedida para com esta história, que não tenciono continuar a acompanhar, decidi falar um pouco sobre as personagens mais importantes do anime:



Personagens:

Yuliy Jirov

Yuliy-anime-Sirius-the-Jaeger-gif

O protagonista, Yuliy é um jovem lobisomem que busca vingança contra os vampiros que destruíram a sua aldeia em busca do famoso arco de Sirius e assassinaram todo o seu clã, nomeadamente, a sua mãe e que foram responsáveis pelo desaparecimento do seu irmão mais velho, Mikhail.
Resgatado pelo professor Willard, torna-se num membro da sua equipa de Jaegers que são caçadores de vampiros.

Willard


Um académico que no passado aliou-se aos vampiros na busca do famoso arco de Sirius e que agora lidera uma equipa de Jaegers como forma de expiar os seus pecados, que levaram ao extermínio de toda a tribo de Yuliy.

Dorothea

Dorothea-anime-Sirius-the-Jaeger-gif

O único membro feminino da equipa de Jaegers liderada pelo professor Willard, sabe-se que é espanhola tem a pele morena e uns lindos olhos verdes, para além disso que vem de uma família, provavelmente, abastada como podemos concluir por uma conversa entre ela e Kyoko, mas não sabemos praticamente nada sobre a sua história nem como se tornou numa Jaeger.

Phillip

Phillip-anime-Sirius-the-Jaeger-gif
O membro mais jovem da equipa de Jaegers, Phillip perdeu os pais que foram assassinados por um membro da tribo de Yuliy, daí que a relação entre ambos seja de algum modo conturbada, mas durante um episódio inicial, Phillip refere que Yuliy matou alguém muito importante para ele, mas o que aconteceu realmente nunca é revelado. Apesar de tudo, considera Yuliy como um membro da família Jaeger e tudo faz para o proteger quando necessário, independentemente dos seus inevitáveis atritos como membros mais jovens do grupo.


Fallon

Fallon-anime-Sirius-the-Jaeger
Irlandês, gigante e de bom coração. Outro membro do grupo de Jaegers sobre o qual se sabe muito pouco, a não ser que tem uma família numerosa.


Mikhail Jirov

Mikhail-anime-Sirius-the-Jaeger

Irmão mais velho de Yuliy, foi transformado em vampiro quando estava às portas da morte pelo poderoso vampiro Yevgraf para ser utilizado na sua busca pelo arco de Sirius. Durante dez anos mantém-se afastado do irmão a quem nunca deixou de amar e procurar proteger. Tudo fará para proteger Yuliy, independentemente das consequências para si próprio.


Ryoko Naoe

Ryoko-anime-Sirius-the-Jaeger

A personagem mais idiota de todo o anime, a menina rica que perdeu a mãe quando era criança e que vive super protegida pelo pai. Tem uma paixonite por Yuliy e persegue o rapaz de modo bastante óbvio, excepto para o próprio que não demonstra qualquer interesse nela, ao longo de todo o anime. 


Major Iba

Major-Iba-anime-Sirius-the-Jaeger
Um importante membro do exército japonês que a principio desconhece a existência dos vampiros. A sua atitude é aparentemente de um jovem despreocupado, mas à medida que vai sendo envolvido na história dos Jaegers e do arco de Sirius, torna-se numa personagem de relevo, apesar de ainda não ter feito algo de notável, quem sabe se não será uma personagem importante para a continuação da história.

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Que chato que o anime não tenha lhe causado uma satisfação total com o desenrolar dos episódios. De todo modo eu gostei da premissa dele e pretendo assistí-lo quando eu puder. Adorei sua análise, ficou bastante detalhada e funcional. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Eu pessoalmente não apreciei muito o anime, mas vc pode gostar. A premissa foi mesmo aquilo que me fez assistir.
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!