Especial Aniversário de Nora Roberts

Poster Aniversário Nora Roberts


Uma das minhas escritoras favoritas faz hoje 70 anos e continua a trabalhar ativamente na escrita, publicando vários livros por ano, sem sinais de abrandar! E como não é todos os dias que se celebra uma data deste género decidi falar um pouco sobre ela e apresentar algumas das suas obras.


Quem é Nora Roberts?

Nora Roberts


Nora Roberts, nascida Eleanor Marie Robertson, a 10 de outubro de 1950, em Silver Spring, Maryland, é a única filha e a mais jovem de cinco irmãos de uma família com ascendência irlandesa.

Membro fundador da Romance Writers of America (RWA), Roberts foi a primeira mulher a ser homenageada no Hall da Fama da organização. Em 2006, ela ganhou um número sem precedentes de 19 prémios RITA e já vendeu mais de 400 milhões de cópias dos seus livros em todo o mundo.

Nora Roberts
Nora Roberts quando era jovem.

Nora frequentou uma escola católica, onde aprendeu a ter o senso de disciplina que lhe permite ser ainda hoje uma das escritoras mais prolíficas do mundo. Mais tarde foi transferida para uma escola pública chamada Montgomery Blair High School, onde conheceu Ronald Aufdem-Brinke, o seu primeiro marido. Eles se casaram em 1968, logo depois de concluirem os estudos. Tiveram dois filhos e divorciaram-se em 1983.

Nora Roberts conheceu Bruce Wilder, o seu atual marido, quando o contratou para fazer estantes para os seus livros. Eles se casaram em 1985. O casal administra uma livraria chamada Turn the Page Books, localizada em Boonsboro, Maryland e o histórico hotel Boone.

Nora Roberts e Bruce Wilder
Nora Roberts e o marido Bruce Wilder.


A carreira de Nora Roberts é apresentada na obra A Natural History of the Romance Novel, escrita por Pamela Regis. Regis considera Roberts "mestre do romance porque ela tem 'um ouvido apurado para o diálogo, constrói cenas ágeis, mantém o ritmo no virar da página e fornece uma caracterização convincente". Descrição que eu acho bastante precisa.

Em 1996, Nora ultrapassou a marca de cem romances publicados com Montana Sky. Em 1999 e 2000, quatro dos cinco romances que o USA Today listou como os romances mais vendidos do ano tinham sido escritos pela autora. A sua primeira aparição na lista de bestsellers do New York Times foi em 1991.

Nora Roberts com os netos.

A revista Times listou Roberts como uma das 100 pessoas mais influentes de 2007, dizendo que ela "tem inspecionado, dissecado, desconstruído, explorado, explicado e exaltado as paixões do coração humano". Os únicos escritores a figurarem na lista foram a própria e David Mitchell.


Como são os seus livros?



Para além de uma escritora extremamente prolífica, Nora Roberts é também uma escritora versátil que se aventura por vários géneros literários como romance contemporâneo, policial, fantasia e, mais recentemente, distopias futurísticas como a Trilogia Distópica Crónicas da Escolhida que se inicia com o volume Ano Um. Contudo, todas as suas obras abordam as relações humanas, com maior foco no desenvolvimento de uma relação amorosa entre os protagonistas dos seus livros, sempre com outros elementos com veículos condutores da história.

Os livros de Nora Roberts são geralmente protagonizado por mulheres fortes com carreiras e convições bem vincadas, contudo muitas delas lutam contra traumas do passado que não as deixam seguir a cem por cento com a sua vida. Todos os seus livros são narrados na terceira pessoa, mas sob o ponto de vista dos dois membros do casal. Numa entrevista, Nora Roberts assume que devido a ter crescido com quatro irmãos mais velhos, todos eles homens, sempre sentiu necessidade de abordar o ponto de vista masculino nos seus livros.

Lua de Sangue, Nora RobertsMaléfico, Nora Roberts

Lua de Sangue e Maléfico são dois dos meus livros favoritos da autora, sendo ambos marcados pelo estilo mais sombrio de Nora Roberts. 

Em Lua de Sangue a protagonista, Tory Bodeen, regressa à sua terra natal, na Carolina do Sul, para descobrir quem foi o assassino da sua melhor amiga Hope, uma menina assassinada e violada com apenas oito anos de idade, mas o seu regresso pode muito bem torná-la num alvo… 

Em Maléfico a protagonista Clare, uma famosa escultora, também retorna à sua terra natal para investigar a origem dos pesadelos que teimam a persegui-la desde o dia em que supostamente presenciou o suicídio do pai quando era apenas uma criança. Clare ver-se-á no centro de uma conspiração terrível. Curiosamente, tanto Tory como Clare vão encontrar o amor em amigos de infância.

Oferenda Mortal, J.D. RobbJulgamento Mortal, J.D. Robb


O seu primeiro romance de suspense foi publicado em 1995 e assinado por J. D. Robb. As iniciais J. e D. foram retiradas dos nomes de seus filhos, Jason e Dan, enquanto Robb é uma forma abreviada de seu próprio sobrenome. Como J. D. Robb, Roberts publicou uma gama de futurísticas ficções científicas policiais. Esses livros, todos parte integrante da Série Mortal, são ambientados na cidade de Nova York, em meados do século XXI, e protagonizados por Eve Dallas, policia do estado de Nova York, e o seu marido Roarke.


Trilogia Signo dos Sete, Nora Roberts

Mergulhando no mundo da fantasia, Nora Roberts lançou a Trilogia Signo dos Sete, na qual um grupo de três amigos liberta inconscientemente sobre a sua terra natal uma força malévola desejosa de caos e destruição, força essa que só poderá ser derrotada pela força do amor.

Para saberem mais sobre a obra de Nora Roberts aconselho que leiam o post As Minhas Leituras Nora Roberts, onde procuro fazer um apanhado dos livros que já tive a oportunidade de ler daquela que é uma das minhas autoras favoritas.

Comentários

  1. Oi, Sonia tudo bem? Eu li poucos livros de Nora Roberts, mas as poucas obras que li dela me agradaram. Esta escritora não é das minhas prediletas, mas eu gosto de suas obras. Adorei o post, ficou completo e informativo. Beijo!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Obrigada, deu-me bastante trabalho criar este post!
      Eu tenho um carinho especial por esta escritora, mas reconheço que existem escritores mais talentosos por aí.
      Beijo

      Eliminar
  2. Que legal! Sempre vejo muitos livros dela, uma grande escritora, mas ainda não li nenhum. Preciso ler :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thais :)
      Precisa mesmo, o que não falta são opções!
      Beijo

      Eliminar
  3. Oi! Eu leio Nora desde a adolescência e não me canso de suas obras. Claro que alguns livros delas eu não curti tanto, mas isso dificilmente acontece. Um sonho seria conseguir ler todos, mas acho que não dá, a mulher escreve muito. Minha série preferida é A Trilogia do Círculo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cida!
      É impossível nos cansarmos de ler Nora Roberts, também gostava muito de ler todos os livros dela, mas a mulher é imparável.
      Conheço, mas ainda não tive a oportunidade de ler A Trilogia do Círculo, a história parece ser muito boa mesmo.
      Beijos

      Eliminar
  4. Gostei bastante do post e até agora não conhecia a autora tão bem. Eu li somente uma obra dela e me apaixonei. Agora tento adquirir os livros dela para continuar lendo as maravilhas que ela escreve.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Leyanne.
      Também gostava de adquirir todos dos livros dela, mas é uma tarefa quase impossível, a mulher tem 70 anos e não continua a escrever livros a uma velocidade incrível!
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!