TOP 7 - Animes com Demónios


Anjos e Demónios são duas criaturas poderosas e antagónicas que significam o oposto. Por norma, do lado dos Anjos temos a luz, do lado dos Demónios a escuridão, mas, tal como acontece com os seres humanos, a ambiguidade destas criaturas sobrenaturais é aquilo que mais acaba por nos fascinar. 

Este post vai enumerar sete animes em cujos Demónios têm um papel central, alguns são protagonizados por esses mesmos Demónios, que nos conquistam com o seu carisma, como Chrono Crusade e Kuroshitsuji, noutros eles são os odiados vilões, mas em todos os animes apontados, eles exercem um papel de grande importância.

Os animes que fazem parte deste TOP 7 são os seguintes:


1- Chrono Crusade

Anime Chrono Crusade

Chrno Crusade é, sem dúvida, um dos animes mais emocionantes desta lista. A história tem lugar no final dos anos 20 nos EUA, onde o grande desenvolvimento económico faz com que a ganância domine os seres humanos. Este torna-se o ambiente ideal para os demónios: enquanto fingem ajudar os humanos, na realidade, eles se utilizam destes para os seus próprios objetivos. Para enfrentar tamanho mal, a igreja católica criou a Ordem de Magdala, cujos membros (padres, freiras e etc.) têm a função de exorcizar e destruir estes monstros através do uso de armas especializadas na sua captura e extermínio.

O anime conta a história de Rosette Christopher, uma jovem freira que definitivamente não age como tal. Há quatro anos, Rosette vivia em um orfanato com seu irmão mais novo Joshua, que era um dos apóstolos (sete humanos que foram abençoados com poderes divinos), porém ele é sequestrado por um demónio chamado Aion. Desesperada, ela faz um pacto com outro demónio, Chrono, para que ele possa ajudá-la a encontrar o seu irmão e salvá-lo. Mas ao fazer isso, Rosette vira sua contratante, e sempre que Chrono usar os seus poderes a vida dela será consumida. O símbolo desse contrato é um relógio que Rosette carrega pendurado ao pescoço e que mostra o seu tempo de vida. Para não ficar "gastando" a vida dela à toa, Chrono permanece na forma de um garoto que aparenta ter 12 ou 13 anos. Mas quando precisa lutar a sério, ele volta para sua verdadeira forma: um demónio com asas, sem chifres e com uma aparência adulta. 

Após ter feito o pacto com Chrono, Rosette decide ir para a Ordem de Magdala para aprender a lutar, matar e exorcizar demónios. Chrono vai juntamente com ela e trabalha como seu assistente nas missões. Porém alguns membros da ordem possuem preconceito para com Chrono, por ele ser um demónio.

O anime desenvolve a relação entre Chrono e Rosette, que evolui romanticamente, assim como o passado de ambos e a sua cruzada conjunta para atingirem os seus objetivos, que acabam por estar relacionados.

Tanto Rosette quanto Chrono fazem parte de outros TOP 7 existentes no blog: TOP 7 - Protagonistas loiros no animes (Rosette) e TOP - Personagens de anime com cabelos roxos (Chrono).


2- Ao no Exorcist (Blue Exorcist)

Anime Blue Exorcist

Humanos e demónios são dois lados da mesma moeda, assim como Assiah e Gehenna, os seus respetivos mundos. A única maneira de viajar entre ambos os mundos é através de possessão. Contudo, Satã, o governante de Gehenna, não consegue encontrar um corpo humano capaz de abrigá-lo, devido ao seu imenso poder, permanecendo preso no seu mundo. Numa tentativa desesperada de conquistar Assiah, o mundo dos humanos, ele envia o seu filho, com a intenção de que ele se tornasse no seu próprio receptáculo.

Ao no Exorcist segue Rin Okumura que parece ser um adolescente normal, até ao dia em que é emboscado por demónios e descobre que é, na verdade, o filho de Satã e que o seu pai pretende que ele retorne e Gehenna para que possam conquistar juntos Assiah. Não desejando se juntar a Satã, ele decide treinar para se tornar um exorcista para que possa lutar e defender Assiah juntamente com o irmão Yukio.


3- Kuroshitsuji (Black Butler)

Anime Black Butler

Na cidade de Londres, em plena Era Vitoriana, vive um rapaz de treze anos chamado Ciel Phantomhive, que adquiriu a sua posição após os eventos de dezembro de 1885, ou seja, quando a mansão dos Phantomhive foi atacada. Após encontrar os seus pais e o seu cão de estimação, Sebastian, mortos, Ciel é raptado pelos atacantes e vendido como escravo, acabando nas mãos de um culto demoníaco, onde acabou por sofrer inúmeros abusos físicos, psicológicos e sexuais às mãos dos seus captores.

Numa noite, durante uma cerimónia sacrificial para invocar um demónio, em vez de formar um contrato com os membros do culto, o demónio declara que foi convocado por Ciel, apenas aceitando formar um contrato com ele, assassinado todos os membros do culto. Após o contrato estar formado, o demónio revela que irá consumir a alma de Ciel como pagamento por ajudá-lo a atingir o seu objetivo: vingança contra aqueles que trouxeram a desgraça à Casa dos Phantomhive.

Ciel nomeia o demónio de Sebastian, em homenagem ao seu falecido cão. O duo retorna à sociedade, sendo que Ciel passa a ocupar a antiga posição do seu pai como "cão de guarda da rainha", tornando-se num indivíduo de alto perfil que investiga os casos para os quais a própria rainha Victoria solicita tratamento especial ou que ameaçam a Inglaterra e a coroa.

Ciel Phantomhive torna-se então no jovem mais poderoso de toda a Inglaterra, mas ele carrega consigo as cicatrizes do sofrimento indescritível por que passou. Na sua memória, a imagem do assassinato brutal dos seus pais, além das marcas das torturas porque passou após ser sequestrado.

Este anime faz parte do meu TOP 7 - Animes sobre Vingança.


4- Beelzebub

Anime Beelzebub

A Escola de Ishiyama é o abrigo de vários delinquentes, incluindo Oga. Um dia Oga encontra um homem a flutuar no rio, que se divide para revelar um bebé no seu interior, mas esse bebé é nada mais nada menos que Beelzebub, o futuro rei dos demónios!

Beelzebub adota oga como seu pai para desânimo dos outros demónios. Agora, para além de combater gangues rivais para se tornar no delinquente mais forte dos arredores, Oga deve comprar fraldas, confortar e carregar um bebé chato é que mais demónio do que o próprio Oga.

Sem dúvida um dos animes mais divertidos e caricatos desta lista, Beelzebub não deixa de trazer várias mensagens nobres, apesar das personagens violentas.


5- Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer)

Anime Demon Slayer

Ambientada no Japão durante o Período Taishō (1912-1926), a história gira ao entorno de Tanjirō Kamado, um garoto bondoso e inteligente que vive junto com a mãe e os irmãos.

Certo dia, ao voltar para casa após ter ido a uma cidade vender carvão, Tanjiro descobre que toda sua família foi atacada por onis (demónios), sendo que uma de suas irmãs, Nezuko, é a única que sobreviveu ao ataque. Nezuko então passa a ser um oni, mas apesar disso ela ainda demonstra sinais de emoções e pensamentos humanos. Tanjirō decide então se tornar um caçador de onis, e com a ajuda de Nezuko, passa a sair em jornadas pelo Japão a fim de impedir que a mesma tragédia que afetou sua família aconteça com outras pessoas, isto ao mesmo tempo em que busca uma maneira de tornar Nezuko humana novamente.

Demon Slayer é o anime mais conhecido e falado desta lista, confesso que ainda não me aprofundei muito na história, mas que o pretendo fazer em breve.


6- D. Gray-man

Anime D. Gray-man

No final do século XIX, os membros da Ordem Negra estão em guerra contra o Conde do Milénio, que pretende destruir a humanidade com seu exército de Akumas (demónios), que são armas criadas a partir das almas dos falecidos quando os seus entes queridos amaldiçoam Deus pela sua perda. Para ajudar nos seus esforços, a Ordem Negra percorre o mundo procurando as 109 partes de uma substância divina chamada Inocência, que foi lavada durante o Grande Dilúvio, e as pessoas que podem usar armas anti-Akuma a partir da Inocência. Essas pessoas, chamados Exorcistas, são capazes de combater e destruir os Akumas.

O personagem principal da série é Allen Walker, um jovem exorcista que entrou recentemente na Ordem Negra depois de treinar durante três anos com o seu mestre, o General Cross Marian. Entretanto, Allen descobre que é a pessoa da profecia o "Destruidor do Tempo", ou seja o único capaz de derrotar o Conde do Milénio. 

Ao longo do tempo, Allen reúne vários aliados e, finalmente, encontra um jovem aspirante a bookman chamado Lavi e seu antecessor, Bookman, que seguem Allen em suas aventuras para testemunhar e registrar os eventos. Allen também se encontra com o antagonista, o Conde do Milénio, o seu exército akuma, e a família de Noé, um grupo de humanos que ajuda o Conde do Milénio em seu plano para destruir a humanidade.

Um anime muito em voga na altura do seu lançamento, D. Gray-man é aquele típico anime shounen em que o protagonista é um herói resiliente que luta pelo bem da humanidade com uma tenacidade e carisma incríveis.



7- Devil May Cry

Anime Devil May Cry


Um anime resultante da adaptação de um popular videojogo, Devil May Cry conta-nos a história de Dante, um meio demónio que trabalha como caçador de demónios. 

A história principal do anime começa quando Dante é contratado para proteger um garotinha chamada Patty Lowell, uma órfã que acaba de receber uma fortuna e todo o património do falecido pai. Ao mesmo tempo que Patty quer encontrar a mãe, os seus parentes querem matá-la para ficar com a herança.

Para completar, os demónios querem Patty, pois ela carrega consigo um colar que é a lágrima de Alan Royal. O colar é uma espécie de chave que, se for destruído, libera o poder de Abigail, o rei dos demónios.



Menções honrosas:


Dororo

Anime Dororo

Este anime relata a história de um homem que nasceu desmembrado, sem características faciais e sem órgãos internos. Este foi o resultado de um pacto que o seu pai biológico forjou com 48 demónios selados para que ele pudesse governar o mundo. Em troca, ele prometeu a cada demónio que poderia obter um pedaço do corpo do seu filho aquando do seu nascimento.

A sua mãe foi obrigada a colocá-lo à deriva no rio, para que ele não fosse morto pelo seu pai, sendo o bebé foi posteriormente encontrado e criado pelo Dr. Honma, um curandeiro que usou magia e métodos alquímicos para dar à criança, próteses trabalhadas a partir dos restos mortais de crianças que morreram na guerra. O menino tornou-se quase invencível contra qualquer golpe mortal como resultado das próteses e da cura mágica.

Entretanto, o médico é obrigado a mandá-lo embora, porque ele atraía demónios, e o jovem aprende que poderia recuperar as peças roubadas do seu corpo e, assim, recuperar a sua humanidade, caçando os demónios que as roubaram. Através das suas viagens, ele ganha o nome de "Hyakkimaru" e encontra uma jovem ladra órfã chamada Dororo que passa a viajar ao seu lado através do campo devastado pela guerra.

Antes de assistir ao anime, já havia assistido a um filme japonês que contava a história fantástica de Dororo e, já nessa altura, fiquei fascinada com esta história.


Devilman Crybaby

Anime Devilman Crybaby

No anime, Akira Fudo é informado pelo seu melhor amigo, Ryo Asuka, que uma antiga raça de demónios retornou para conquistar o mundo dos humanos. Acreditando que a única maneira de derrotar os demónios é incorporar os seus poderes, Ryo sugere a Akira que ele se una a um demónio. Tendo sucesso em fazer isso, Akira se transforma em Devilman, possuindo os poderes de um demónio, mas mantendo a alma de um ser humano.

Devilman Crybaby é uma adaptação mais fiel ao seu material de origem do que outros trabalhos anteriores, cobrindo todo o período do mangá. No entanto, muitas alterações foram feitas na trama, como um cenário moderno, a adição de personagens originais e caracterizações diferentes.

Confesso que este anime, com o cunho Netflix, não me cativou, talvez o design moderno dos personagens me tenha causado estranheza. No entanto, Devilman Crybaby teve um grande sucesso a partir do momento em que foi lançado.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Particularmente os animes que mais me agradam são os que tem demônios entre eles. O devil may cray é o meu preferido, uma vez que, o game agrada-me muito também. Os seus posts de animes são sempre muito interessantes e informativos. Gosto bastante de lê-los por aqui. Beijo!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Obrigada! Fico contente a aprecie os meus posts sobre animes. Por alguma razão, acho tudo o que envolve a cultura japonesa fascinante, incluindo os animes. Costumo brincar a dizer que devo ter sido japonesa numa reencarnação anterior. Lol
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!