TOP 7 - Personagens de anime góticas


O que é o estilo Gótico?

O estilo gótico teve origem na Idade das Trevas, um período marcado pela sua beleza majestosa mas, ao mesmo tempo, sombria e rigorosa. Contudo, apenas recebeu o nome Gótico no Renascimento, para os pensadores da época, todos os itens feitos no estilo gótico pareciam errados e não convencionais. 

O nome Gótico veio da Tribo dos Godos, uma tribo associada a estas características. Todavia, a conceção de gótico variou com a época, inclusive, com a revitalização do medievalismo levado a cabo durante o período romântico, o gótico passou a associar-se com o mórbido e o sinistro.

O Gótico hoje é um estilo de vida. As pessoas que adotam esse estilo, têm um comportamento deprimente e melancólico, ouvindo músicas com letras profundas e mostram uma espécie de desaprovação com a sociedade moderna. Mas esse que é tido como um comportamento depressivo é explicado como resultado de um humor incompreensível.


Quais as influências da cultura gótica?

A cultura gótica recebeu influências de várias correntes artísticas e conceitos relacionados à filosofia, tais como o expressionismo, a cultura de cabaré, o existencialismo, a decadência urbana, a literatura gótica, entre outros, sendo, contudo independente da religião. Isto apesar de muitas pessoas acreditarem que os góticos são seguidores de algum tipo de seita ou anticristos. Todavia, nos dias de hoje existem até mesmo góticos cristãos, mas também aqueles que não seguem nenhuma religião. 

O estilo gótico moderno originou-se nas ruas durante os anos 1970-80. As pessoas estavam cansadas dos punks e havia um clima de desânimo e decadência. A cor preta tornou-se popular, o que aumentou o efeito de melancolia e solenidade opressiva do estilo gótico. Muitas das características do punk foram conferidas ao gótico, como o conhecido estilo death rock.

Na moda moderna, existem várias tendências do estilo gótico, mas cada uma delas é caracterizada por a abundância de preto e joalharia gótica em prata. Os materiais que são mais frequentemente utilizados para criar roupas são couro, rede, veludo, seda e até vinil. As combinações de cores são depressivas: por exemplo, preto com vermelho ou branco, realçando a escuridão e a solenidade.

Ao mesmo tempo, as roupas podem ser estilizadas como vestidos medievais com luvas, fraques, chapéus pontudos masculinos, cilindros, punhos de renda e outros elementos do romantismo inerentes ao neogótico, influência da Rainha Vitória que deu origem ao luxo nas roupas.


Quais as personagens de anime que mais representam o estilo gótico?

Pelo seu tom dark e misterioso, os Góticos estão representados em diversas obras, sendo que o anime não escapa a esta tendência. Este TOP 7 lista sete personagens, de grande importância para os seus respetivos animes, que adotaram este estilo tão característico como sua imagem de marca.



1- Misa Amane (Death Note)

Misa Amane é uma das personagens centrais do anime Death Note, nomeadamente, a sua principal personagem feminina. Ela é uma modelo famosa, que também trabalha como cantora e atriz. Misa é um ícone da moda, sendo a sua imagem de marca as roupa de estilo gótico. 

Apaixona-se por Light Yagami ao descobrir que ele é Kira, o responsável por fazer justiça pela morte do seu pai. Misa tem uma devoção absoluta aos planos de Light, prometendo lhe ser útil e ajudar em todos os casos. 

Geralmente, refere-se a si mesma na terceira pessoa, chamando-se "Misa-Misa" e é muito hiperativa. Apesar de sua hiperatividade, ela raramente permite que os seus sentimentos pessoais sobre alguém interfiram nos planos de Light, mostrando uma lealdade inabalável para com ele. 


Tal como Light, Misa é corrompida pelo poder que vem com a posse de um Death Note. No entanto, ao contrário da Light, ela não deseja tornar-se um deus, nem perde a sua personalidade original. Apesar disso, a sua jovialidade esconde uma mente distorcida e perturbada. Por causa da natureza cruel e manipuladora de Light, ela é apenas uma das suas vítimas, embora muito perigosa.




2- Nana Osaki (Nana)


NANA é um anime para adultos que narra a trajetória de duas personagens que se cruzam num comboio com destino à cidade de Tóquio, ambas partilham o nome, Nana, e o objetivo de viver na grande cidade, mas de resto são o completo oposto uma da outra, tanto em personalidade quanto em estilo e objetivos de vida. Apesar disso, forma-se um laço imediato e muito forte entre ambas, que combinam ser colegas de casa. A vida das "Nanas" entrelaça-se de modo profundo, influenciando-se mutuamente.

Uma das protagonistas homónimas do seu próprio anime, Nana Osaki, é uma das maiores representantes do estilo gótico nos animes, pois além de adotar este estilo tão característico na roupa, maquiagem e acessórios, Nana O. também adotou este estilo musicalmente, sendo vocalista de uma bem sucedida banda de música punk-rock, os Black Stones.


A confusão da vida amorosa de ambas as protagonistas torna o anime meio deprimente de assistir e essa é a razão porque não sou grande fã deste anime. Mas Nana O. é aquela personagem que se entranha na nossa pele, marcando os espectadores com mais profundidade que a colega de casa Nana K. o que, provavelmente, está relacionado com o seu estilo gótico único e personalidade calma.

A dependência emocional mutua entre as "Nanas" também é algo que me causa desconforto, sendo que Nana O. chega a ter ataques de pânico ao pensar que vai perder a Nana K., mas apesar de tudo a densidade psicológica das personagens mais importantes deste anime, não apenas das protagonistas, acaba por enaltecer a obra e fazer com que ela perdure na nossa memória por muito tempo. E Nana Osaki acaba por ser bem mais memorável que a colega de casa homónima dado o seu estilo gótico.




3- Re-L Mayer (Ergo Proxy)

Re-L Mayer também é a protagonista do seu próprio anime, Ergo Proxy. Encarnando uma espécie de detetive que exerce a sua atividade num cenário pós apocalíptico onde predomina um estilo ciber-punk alternativo. Para além das roupas, também a maquiagem, nomeadamente, as sombras dos olhos, de Re-L Mayer expõem as suas tendências góticas, que se adaptam perfeitamente ao mundo quebrado e sombrio onde vive, que parece se encaixar na perfeição com o estilo gótico.

Re-L Mayer é investigadora do Bureau de Inteligência em Romdeau, no exercício das suas funções, ela é atacada por dois monstros e envolvida no mistério dos Proxies. Em consequência, junta-se a Vincent Law e Pino na sua busca por respostas.




4- Medusa Gordon (Soul Eater)

Soul Eater é um anime, que pela história, é marcado por várias personagens que exibem uma áurea sombria característica do estilo gótico. Medusa Gordon é uma das personagens que mais caracteriza este estilo dentro do anime. E, por isso, ocupa uma posição importante neste TOP 7, como a vilã aqui melhor colocada.

Medusa Gorgon é uma das grandes antagonistas da série de mangá e anime Soul Eater. Ela é a mãe de Crona, que também é a joia da coroa em seu plano mestre: a destruição da atual ordem mundial para colocar o planeta de volta nos trilhos. Ela é a filha do meio das três Irmãs Górgonas.



5- Lust (Fulmetal Alchemist)


Fulmetal Alchemist é um dos animes mais icónicos de todos os tempos, assim muitas das suas personagens ficaram na nossa memória até hoje, uma dessas personagem é Lust cujo o estilo gótico é inegável.

Lust, cujo nome significa Luxúria em português, é um Homúnculo e um dos primeiros antagonistas de Fullmetal Alchemist. Ela é sedutora, mas tal serve como objeto de luxúria para os outros, alimentando os seus desejos para que possa cumprir seus deveres para com o Pai. 

Geralmente, faz parceria com Gula, com quem parece ter uma proximidade quase que maternal.



6- Uta (Tokyo Ghoul)


Uta pode não ser um dos protagonistas de Tokyo Ghoul ou até uma personagem de destaque na obra, mas é uma personagem que encarna o estilo gótico na perfeição.

Uta é um ghoul e um velho amigo de Renji Yomo e Itori. Ele é dono do HySy ArtMask Studio, onde vende máscaras, enquanto também é membro dos Palhaços. Ele é conhecido como No Face pelos investigadores do CCG.


Uta fala de modo agradável e parece ser amigável. Embora a sua expressão seja apática, ele tem uma maneira divertida de provocar as pessoas. Parece não se incomodar com a maioria das coisas, e vai até deixar alguém que admira morrer para respeitar a sua vontade, agindo depois com indiferença.

Como artista, Uta mantém uma estética exótica e é frequentemente apontado como tendo um gosto doente, mas magistral; apesar disso ele respeita os colegas artistas. Além disso, Uta diverte-se na busca de inspiração e criação de máscaras.



7- Celestia Ludenberg (Danganronpa)


Dentro do estilo gótico existem vários subtítulos e Celestia Ludenberg é uma representante de peso do estilo Ghotic Lolita.

Celestia Ludenberg é uma estudante da Hope 's Peak Academy, Classe 78 , e participante da Killing School Life em Danganronpa: Trigger Happy Havoc, cujo título é Apostadora Suprema. No início, Celestia parece ser uma jovem adolescente em idade escolar, mas devido a uma perda de memória, é dois anos mais velha do que acredita.




Celestia usa roupa do estilo Gothic Lolita, que consiste em uma blusa branca com gola de ponta longa, uma fita branca amarrada no pescoço, uma jaqueta preta que inclui uma fita branca nas mangas, presa por uma fita branca simples no peito para revelar sua gravata vermelha e a cintura de sua saia, que é multifacetada e apresenta renda branca.



Menções Honrosas:


Victorique de Blois (Gosick)


Victorique estuda na Academia de Saint Marguerite e é sempre vista na biblioteca da escola combatendo a geração raiz covarde e imunda.

Victorique é pequena, tendo o tamanho e a aparência de boneca menina, com longos cabelos loiros e olhos cor de esmeralda. No entanto, ela possui uma voz e articulação da fala que a faz parecer uma mulher amadurecida. Apesar de ser uma estudante da Academia de Santa Margarida, normalmente usa um vestido preto, cheio de rendas e babados.

Outra parte importante da aparência de Victorique é que, às vezes, ela parece estar fumando um cachimbo de cerâmica branca que usa quando se pensa.



Lilliane Von Phoenix (Princess Ressurrection)


Lillianne von Phoenix, usualmente conhecida como Princesa, é a protagonista feminina do anime Princess Ressurrection e a segunda princesa da família real. Ela tem 17 anos no início da história.

A sua aparência é semelhante aos outros membros da família real: cabelos loiros, olhos vermelhos e cabelos compridos que lhe dão pela cintura, além disso ela usa uma tiara de prata. Lilliane costuma usar um vestido gótico preto, que se tornou na sua imagem de marca desde a infância, sendo que as manoplas foram adicionadas depois.

Uma personagem bastante incomum, Lilliane von Phonex é a princesa renascida que dá o nome ao seu próprio anime e outro exemplo de personagem que se serve do estilo gótico para evidenciar a sua personalidade e objetivos.



Arachne (Soul Eater)


Outra personagem de Soul Eater com um estilo marcadamente gótico, que faz lembrar Lust de Fulmetal Alchemist, é Arachne Gordon, a segunda maior antagonista do anime, também conhecida como "A Heresia". Ela é uma bruxa e líder da organização Arachnophobia, sendo conhecida como a mãe de todas as armas demoníacas.

Arachne é a irmã mais velha de Shaula e Medusa Gordon, também integrante deste TOP 7, e tia de Crona. Como o seu próprio nome e aparência indicam, o tema animal da sua magia é aranhas.

Arachne tem pele pálida e uma figura curvilínea. Os seus cabelos são pretos e longos e a sua roupa consiste num vestido preto longo com os ombros à mostra.

Comentários

  1. Oi, Sonia! Como vai? Muito interessante essas postagens que você faz sobre animes. É sempre muito prazeroso vir aqui, pois sempre aprendo algo novo com suas postagens. Adorei. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano! Que bom encontrá-lo aqui. Obrigada pelo seu comentário. Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!