TOP 7 - Animes de Anjos

Animes de Anjos

Os Anjos são criaturas místicas pelas quais sempre tive um grande fascínio, mais do que pelos vampiros e lobisomens que, apesar de tudo, são meras criaturas terrestres. Ao contrário, os Anjos e Demónios são seres imortais e superiores que jogam de perto com a religião, nomeadamente, com as nossas crenças religiosas, dogmas e a existência de outro mundo. 

Confesso que pondero escrever um livro de fantasia sobre este tema, mas como sou uma procrastinadora patológica, ainda não o consegui escrever… Assim sendo, é natural que no que toca a animes procure por este tema. E mesmo que estes não abordem muito temáticas sobre Anjos existem algumas obras bastante interessantes.

Os animes que compõem este TOP 7 são os seguintes:


1- Angel Sanctuary

poster-anime-Angel-Sanctuary

Angel Sanctuary é a história de um amor proibido que acontece entre  dois irmãos no meio de uma batalha entre Anjos e demónios. Setsuna Mudô é um adolescente de temperamento agressivo e poucos amigos. Uma das únicas pessoas que o entende e sempre apoia é a irmã, Sara Mudô, por quem ele nutre um sentimento que está para além do seu controle. Entretanto, Anjos e demónios acreditam que Setsuna é a reencarnação de uma anjo chamada Alexiel, cujo poder é capaz de mudar o destino dos mundos astrais e materiais. Alexiel tem um irmão gémeo chamado Rosiel que é o seu maior inimigo.

Durante a batalha entre o céu e a terra, Alexiel tentou matar o seu irmão Rosiel, rebelou-se contra Deus e acabou condenada a múltiplas reencarnações com uma morte trágica em cada uma delas.

Angel Sanctuary vale, maioritariamente, pelo seu mangá de enorme qualidade, mas devido ao grande sucesso do anterior acabaram por criar uma série de OVAS composta por quatro episódios.

Esta obra da autoria de Kaori Yuki narra-nos a batalha milenar entre Anjos e demónios e os enormes conflitos que surgem entre estes e o seu criador, que todos nós conhecemos como Deus e que, de modo visionário é representado como um mega computador que nos criou para testar um algoritmo de um programa.

No meio deste cenário surge a trágica história de amor proibido entre dois irmãos gémeos, Setsuna, a atual reencarnação de Alexiel, e Sara Mudou. Um amor desde logo condenado pelos Céus e pela Terra. Após a morte de Sara, Setsuna empreenderá uma viagem até às camadas mais baixas do Inferno e às camadas mais altas do Céu, onde tudo fará para encontrar e salvar a alma da sua amada. Ao mesmo tempo, todos esperam que ele seja o messias, o salvador da humanidade

Em Angel Sanctuary, as personagens apresentam designs absolutamente únicos, caso tenham curiosidade podem dar uma vista de olhos no meu TOP 7 - Personagens de Angel Sanctuary.

Esta obra é também conhecida por abordar vários temas polémicos (ou apenas desconfortáveis para a maioria) como o incesto, a homossexualidade, a transsexualidade, a religião, entre outros. Caso queiram saber  mais podem dar uma vista de olhos no TOP 7 - Temas Polémicos de Angel Sanctuary, onde falo em pormenor sobre alguns dos temas mais "polémicos" da obra.



2- X-1999

anime-X-1999

No fim do milénio teve início uma batalha para decidir o futuro da humanidade. Os Dragões do Céu, defensores da terra, estão prontos para combater os Dragões da Terra, para os quais os seres humanos devem ser devastados para assim purificar a terra. Kamui, que nasceu com grandes poderes psíquicos, deve decidir qual lado escolher, se unir aos sete selos e defender a terra ou se unir aos sete Anjos e devastar a terra. 

Kamui perdeu os seus pais quando ainda era criança, e de lá pra cá decidiu viver na solidão, ignorando o destino da terra, destino que cabe a ele decidir, até que ele reencontra os seus amigos de infância Fuuma e Katori Monou. Qual será o futuro que Kamui escolherá?

Este anime de 25 episódios foi criado pela Clamp no virar do milénio e aborda a chegada do muito anunciado Apocalipse, mesmo que tal não se tenha vinda a concretizar, a Clamp adaptou, primeiro em filme e depois em anime, esta história profética sobre o Apocalipse e sobre o surgimento de Anjos, uns com o objetivo de destruir a humanidade, outros de salvá-la. 

Cabe ao protagonista, Kamui, a difícil escolha entre seguir o caminho do bem ou o caminho do mal. E com a sua escolha, numa das reviravoltas mais interessantes do anime, ele acaba por condenar o seu melhor amigo Fuuma a um destino oposto.

Um anime profético com personagens inesquecíveis, X-1999 é uma daquelas obras que fica na nossa memória. Todavia, a qualidade da imagem já foi à muito ultrapassada por animes mais recentes.



3- Kamisama Kazoku

anime-kamisama-kazoku

Samatarou é filho dois Deuses e as suas irmãs são candidatas a Deusas. Eles encontram-se a viver no mundo humano, porque querem que Samatarou aprenda os costumes e hábitos das criaturas que protegem, pois assim ele se tornará um Deus melhor, mais justo e sábio. 

Tenko é uma Anjo encarregada de observar Samatarou. Ela e Samatarou nasceram no mesmo dia e desde então tornaram-se inseparáveis. A sua vida decorria normalmente, até que Samatarou se apaixona por uma nova aluna chamada Kumiko e decide fazê-la se apaixonar por ele, sem usar os seus poderes. Tenko é então confrontada com os seus verdadeiros sentimentos pelo amigo.

Kamisama Kazoku é um romance fofo com uma típica história cliché e que foge ao tom sombrio e trágico que muitas vezes premeia as obras com esta temática como Angel Sanctuary e X-1999.



4- Sousei no Aquarion

anime-Sousei-no-Aquarion

Os Anjos Caídos voltaram a atacar a humanidade após 12 000 anos de confinamento. O seu objetivo é recolher “Prana” (energia vital) para que possam renascer completamente.

Há 12 000 anos atrás, um Anjo traiu seus os companheiros e lutou contra eles. Aquele que se tornou uma lenda e o herói da humanidade é Apolonius, o “Asas de Sol”. Atualmente, novamente sob ameaça dos Anjos Caídos, os homens buscam por aquele que possa ser a reencarnação de Apolonius, pois mesmo com as lendárias armas “Aquarion”, eles sabem que as chances de vitória são pequenas face ao inimigo poderoso.




5- Haibane Renmei

anime-Haibane-Renmei

Uma pequena planta brota do chão de uma casa velha utilizada por Anjos. De dentro desta planta surge uma garota, que eles chamam de Rakka (que significa “queda” ou “cair”), porque ela sonhou que estava caindo quando estava dentro da planta que a abrigava. Nascem-lhe pequenas asas e os outros Anjos oferecem-lhe com uma auréola. 

Rakka vai se descobrindo num mundo diferente com aqueles Anjos. Vê-se numa cidade cercada por um muro muito alto, que os isola do mundo exterior. Quem são os Haibane? Porque eles não podem deixar a cidade?



6- Gabriel DropOut

anime-Gabriel-DropOut

Este anime segue a vida de Tenma Gabriel White, que se formou como a melhor aluna no Colégio dos Anjos, e veio para a Terra em busca de conhecimento, contudo, ela se vicia em jogos e decide que é muito trabalhoso ir a qualquer lugar, tornando-se assim num Anjo preguiçoso.

Enquanto os outros Anjos avançam em suas tarefas, Gabriel perde tempo com coisas que não estavam nos seus objetivos e descobre que a escola não é tão simples como imaginava.

À semelhança de Kamisama Kazoku, Gabriel DropOut é outro anime divertido e fofo desta lista que foca a amizade entre quatro meninas especiais (dois Anjos e dois Demónios).



7- Platinum End

anime-Platinum-End

Mirai Kakehashi é um jovem estudante que vive uma vida de abusos por parte dos tios que o criaram desde a morte dos pais, num misterioso acidente. No entanto, quando se tenta suicidar ao atirar-se do alto de um edifício, é salvo por um Anjo chamado Nasse, que lhe conta que é o seu Anjo da guarda e que sabe tudo sobre a sua vida.

Ao saber por Nasse que os seus pais adotivos são os responsáveis pelo acidente que vitimou os seus pais e irmão, Mirai usa os poderes que ela lhe concedeu para os enfrentar e saber a verdade. Contudo, as provações de Mirai estão apenas a começar, pois Nasse conta-lhe que Deus vai-se aposentar em 999 dias e que treze candidatos foram selecionados para o substituir, incluindo o próprio Mirai. Entre os candidatos há alguns capazes de fazer seja o que for para ganhar, incluindo matar inocentes ou mesmo os outros candidatos.

Dos mesmos criadores do mega sucesso Death Note, Platinum End prometia, mas não conseguiu se equiparar ao irmão mais velho. Apesar disso este anime é competente se promete uma história interessante.


Menção honrosa:

anime-Colorful

Na porta de entrada para a ”morte eterna”, uma alma triste é visitada por um Anjo com a notícia de que receberá uma segunda hipótese de vida quer queira quer não. E Purapura, um Anjo neutro, na forma de um pequeno rapaz, o ajudará no seu caminho.

A alma possui o corpo de um jovem adolescente de 14 anos, Makoto, que tentou se suicidar com um overdose de comprimidos. Ela deve usar o tempo que lhe foi dado, seis meses, para se lembrar de quais foram os maiores erros e pecados que cometeu na vida. No processo, ela deverá aprender sobre o rapaz e aquilo que o levou à sua tentativa de suicídio e como aproveitar uma segunda chance na vida.

Colorful é um filme de animação japonês. Os Anjos que compõem o seu elenco não têm o aspeto tradicional, nem um papel determinante, mas a beleza da sua história e mensagem valeram-lhe uma menção honrosa neste TOP 7.

Comentários

  1. Oi, Sonia. Como vai? Sabe que eu nunca assisti nenhum anime com ANJO envolvido nele. Sendo assim pra mim é novidade todos da sua lista. Diferente de você não me sinto atraído por eles, prefiro demônios, vampiros, lobisomens, robôs. Como sempre o post ficou excelente com bastante informação. Embora eu não curta animes com anjos confesso que veria se tiver oportunidade. Beijo!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano.
      Não sei por quê, acho que os anjos e a sua envolvência dão um tema muito interessante, talvez pela sua proximidade do Deus. Mas também gosto do outros (vampiros, lobisomens, etc.), aliás qualquer criatura poderosa pode tornar um anime, ou outro tipo de obra, interessante).
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!