Retrospectiva 2019 | Mundo da Fantasia

E chegámos a 2020! O ano anterior parece ter passado a correr e esta é a altura de fazer uma pequena análise sobre os nossos feitos em 2019 e deliberarmos sobre as nossas prioridades para o novo ano, isto independentemente dos nossos planos poderem ou não sair como o esperado. É nesse sentido que, à semelhança do que se sucedeu no ano anterior, decidi criar este post que é uma retrospectiva daquilo que foi o ano no blogue.

No início do ano deliciei-me com a saga Predadores da Noite de Sherrylin Kenyon que é uma das minhas autoras favoritas. Mas, após a minha onda Sherrylin Kenyon houve tempo para alguns romances históricos e para Nora Roberts (Tudo o que ficou para trás e Fumo Azul)
Relativamente aos livros de não-ficção, 2019 foi um ano fraco, 5 Lições de Storytelling e Os Robôs Querem o Seu Emprego são dois livros completamente distintos, mas que me ensinaram algumas coisas interessantes.
Nas minhas leituras em geral, destaco O Ano do Dilúvio de Margaret Atwood, uma obra passada num futuro distópico que pode muito bem estar ao virar da esquina e, mais para o final do ano, um clássico da literatura que é a Morte de Ivan Ilitch, uma novela escrita pelo mestre russo Lev Tolstoi e que é no fundo um tratado sobre a morte e o significado da própria vida.

Entre filmes de ficção científica, fantasia e comédias românticas, com algum drama pelo meio, 2019 foi um ano bastante positivo em termos de filmes no Mundo da Fantasia.
No início do ano, Aquaman foi uma surpresa e Hellboy uma desilusão, mas a obra que ganha o título de favorita do ano para mim foi Joker, a história do arqui-inimigo de Batman chegou e conquistou o público em geral.

E o grande destaque no que toca às séries deste ano vai para The Witcher, a série de fantasia medieval da Netflix protagonizada por Henry Cavill chegou no final do ano, mas conseguiu conquistar o público, apesar de um ou outro defeito.
No início do ano, Boneca Russa e Quicksand cumpriram as minhas expectativas, mas Osmosis, uma série francesa de ficção científica da Netflix conquistou o título de maior desilusão do ano no que toca às séries. 
As muito aguardadas sequências de Elite e American Vandal também apresentaram histórias de qualidade, mas enquanto Elite provou que está aqui para ficar, American Vandal tornou-se demasiado repetitiva e desnecessária.

Em relação aos animes confesso que só comecei a mergulhar realmente neles mais para o final do ano, então esta lista não é particularmente longa, mas apesar de tudo consegui assistir a algumas obras de qualidade.
Grave of the Fireflies é um clássico incontornável que pode ser assistido na Netflix. The Ancient Magus' Bride prometia mas desiludiu um pouco, todavia a maior desilusão do ano em relação aos animes foi para Sirius the Jaeger.
No quesito das comédias românticas tanto Kuragehime como ReLIFE são obras engraçadas e que nos compelem a assistir a vários episódios de seguida. 
Devil's Line foi o último anime que assisti no ano, mas foi o meu favorito, apesar do tema violento e para além do final incompleto, Devil's Line apresentou uma história sobre vampiros de um prisma completamente novo e essa lufada de ar fresco foi suficiente para conquistar um lugar de destaque no meu coração.

Neste ano tive a oportunidade de assistir a vários doramas e todos eles, por uma razão ou outra, cativaram-me. Nesta lista temos de tudo, desde uma comédia romântica recheada de cenas de espionagem e ação como Man to Man, a um romance entre a filha de um líder de uma Tríade e uma estrela  de cinema como Triad Princess, à versão dorama do anime Kuragehime sobre uma jovem com uma estranha obsessão por águas-vivas, a uma troca de corpos entre duas irmãs completamente diferentes como em The Miracle, passando para um romance de fantasia com seres imortais como Uma Odisseia Coreana e até Mais Uma Vez, um dorama trágico sobre viagens no tempo e segundas oportunidades.

E esta foi a retrospectiva de 2019 no Mundo da Fantasia!

Comentários

  1. Oi, Sonia como vai? Quanta coisa boa hein! Eu como um leitor aficcionado que sou, logo percebi que disseste que leu pouco livro de não ficção. Eu particularmente gosto muito de ler esse gênero literário, inclusive tenho um livro do gênero publicado, e dentre os que você citou eu li "Os Robôs Querem o Seu Emprego" e li também "5 Lições de Storytelling" ambos me agradaram, muito embora eu tenha preferido "Os Robôs Querem Meu Emprego". Sherrylin Kenyon é uma de minhas escritoras prediletas, apesar de ultimamente não ter a lido com certa frequência. Sua retrospectiva literária e cinéfila foi muito proveitosa e de qualidade também, que no meu entender é o que realmente importa. Adorei. Abraco!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Eu também preferi "Os Robôs Querem o Meu Emprego", até porque as novas tecnologias e a sua evolução na nossa sociedade são um tema que tenho achado cada vez mais interessante. Não sabia do seu livro! Parabéns. Qual o nome do livro?
      Em relação à Sherrylin Kenyon estamos os dois no mesmo ponto, mas vou regressar à leitura das suas obras porque recebi um dos seus livros pelo Natal... Realmente, o que mais importa é a qualidade!
      Abraço

      Eliminar
  2. Você perguntou o nome do meu livro publicado de não ficção é "Reflexões de Vida". Aproveitando o ensejo, deixarei o link de uma resenha que realizaram do livro, se você puder ler e comentar, me deixaria muito feliz.

    https://cafelivrosseries.blogspot.com/2019/12/sobre-o-livro-reflexoes-de-vida-de.html?m=1

    Aí está o link da resenha do livro. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciano :)
      Parece muito interessante. Vou dar uma vista de olhos na resenha.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Ahhh, seu ano foi incrível!!! Com exceção dos animes, eu li/assisti um pouquinho de casa desses que vc citou. Outros, estão na minha lista.
    Que seu 2020 seja recheado de coisas boas!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Suelen :)
      Obrigada. Também espero que o seu ano de 2020 seja recheado de coisas boas!
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre de expressar as suas opiniões, ideias ou simplesmente desabafos. Prometo responder sempre que possível.
Muito obrigada pela sua visita!